Após a aprovação de uma lei semelhante na União Europeia no mês passado, o governo da Índia pode ser o próximo a forçar a Apple a adotar USB-C em iPhones, aumentando a pressão sobre a empresa para incluir a porta em dispositivos futuros.
O secretário do Ministério de Assuntos do Consumidor, Alimentos e Distribuição Pública da Índia, Rohit Kumar Singh, publicou em um comunicado de imprensa do governo que várias agências governamentais e privadas realizaram uma reunião para discutir a adoção do carregamento USB-C padrão para todas as portas de smartphones, tablets, laptops e muito mais.
O que significa que a Apple e seus produtos estão incluídos:
Durante a reunião, surgiu um amplo consenso entre as partes interessadas sobre a adoção do USB tipo C como porta de carregamento para dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, laptops etc. Além disso, foi deliberado que uma porta de carregamento diferente pode ser adotada para telefones comuns.
Se a proposta for aprovada, a Apple seria obrigada a vender iPhones e iPads com USB-C. No entanto, por enquanto, a proposta indiana não estabeleceu um prazo para que os fabricantes de eletrônicos cumpram seus produtos.
União Europeia também tomou uma decisão sobre o uso do USB-C em iPhones
A lei da União Europeia afirma que “todos os telefones celulares e tablets” terão que usar USB-C até o outono de 2024. No mês passado, o executivo da Apple, Greg Joswiak , confirmou diretamente que os iPhones adotarão o USB-C para cumprir a lei europeia.
A proposta indiana foi discutida anteriormente em agosto. Naquela época, o governo disse que estava apenas explorando a ideia e não iniciando. Agora, a lei avança, pressionando a Apple a vender mais iPhones e iPads com USB-C em mercados maiores.
Em maio, o analista Ming-Chi Kuo afirmou que a Apple adotará o USB-C nos iPhones do próximo ano, o motivo são as velocidades de transferência e carregamento, embora o software iOS deva depender disso. Se o boato for verdadeiro, o iPhone 15 seria o primeiro smartphone da Apple a mudar sua porta de carregamento desde o iPhone 5 com Lightning em 2012.
A Apple prefere jogar fora toda a ideia do USB-C e remover completamente a porta de carregamento – uma meta que a empresa pretende alcançar desde 2016 com a remoção do fone de ouvido na série iPhone 7.
No entanto, a intervenção do governo é muito poderosa para a Apple ignorar.