A Apple está a um passo de trazer serviços de emergência baseados em satélite para o seu iPhone. A gigante da tecnologia investiu US$ 450 milhões em infraestrutura nos EUA para lançar o novo serviço Emergency SOS, anunciou na quinta-feira. Apresentado pela primeira vez em setembro , o novo serviço será lançado ainda este mês para clientes dos EUA e do Canadá e estará disponível no iPhone 14 e iPhone 14 Pro.
O serviço Emergency SOS via satélite permitirá que a linha do iPhone 14 se conecte a serviços de emergência, mesmo fora da cobertura de celular e Wi-Fi, conectando-se diretamente a um satélite. A maior parte do novo financiamento vai para a Globalstar, um serviço global de satélites com sede em Covington, Louisiana, que possui instalações nos EUA. Quando um usuário do iPhone 14 faz um SOS de Emergência via satélite, a mensagem será recebida por um dos 24 satélites da Globalstar em órbita terrestre baixa.
Essa mensagem será enviada para estações terrestres localizadas em todo o mundo, de acordo com a Apple. As estações terrestres receberão os sinais com antenas de alta potência projetadas especificamente pela Cobham Satcom em Concord, Califórnia, para a Apple.
Essas antenas foram instaladas em todas as estações terrestres da Globalstar em todo o mundo para garantir uma cobertura confiável.
Assim que a mensagem for recebida em uma estação terrestre, a mensagem será encaminhada aos serviços de emergência ou a um centro de retransmissão com especialistas de emergência treinados pela Apple para enviar ajuda.
“O SOS de emergência via satélite é um exemplo perfeito de como a engenhosidade e a tecnologia americanas podem salvar vidas”, disse Jeff Williams, diretor de operações da Apple.
“Estamos orgulhosos de que este serviço seja habilitado pelas principais empresas dos EUA e que nossos usuários possam explorar áreas fora da rede sabendo que ainda estão ao alcance dos serviços de emergência, se precisarem”.
Além dos serviços de emergência de mensagens, os usuários do iPhone 14 poderão compartilhar sua localização atual via satélite lançando o aplicativo “Find my”, mesmo quando estiverem totalmente fora da rede.