A Apple está planejando simplificar sua frase de ativação “Hey Siri” para apenas “Siri”, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg . No momento, a maneira mais rápida de acessar a Siri é dizer “Hey Siri” e depois adicionar um comando, mas a Apple está procurando tornar esse processo mais simples, permitindo que os usuários não precisem dizer “Hey” na frase de comando. A empresa planeja lançar a mudança no próximo ano ou em 2024.
Gurman relata que a Apple passou os últimos meses treinando o assistente digital para responder a “Siri” em vez de “Hey Siri”. Embora isso possa parecer uma pequena mudança, isso requer uma quantidade significativa de treinamento na IA e trabalho de engenharia, pois o assistente digital terá que entender a única palavra de ativação em vários sotaques e dialetos, observou Gurman. A Apple está testando a frase de gatilho simplificada internamente com seus funcionários.

Mudar para uma única palavra de gatilho ajudará a Apple a acompanhar a Alexa da Amazon, que já é capaz de responder a comandos apenas para “Alexa” em vez de “Hey Alexa”. Até a Microsoft mudou a frase de ativação da Cortana de “Hey Cortana” para apenas “Cortana”. A medida também colocaria a Apple um passo à frente do Google, que ainda exige que os usuários digam “Hey Google” ou “Ok Google”.
Gurman observa que a decisão da Apple de simplificar sua frase de gatilho acelerará as solicitações consecutivas, facilitando a junção de várias solicitações para a assistênte virtual. Além disso, Gurman relata que a Apple está trabalhando para integrar a Siri mais profundamente em aplicativos e serviços de terceiros, melhorando a capacidade do assistente digital de entender os usuários e processar seus comandos.