A Meta, empresa controladora do Facebook, deve anunciar demissões em larga escala já na próxima semana, de acordo com o The Wall Street Journal . O veículo informa que a empresa planeja cortar “muitos milhares” de funcionários, com um anúncio chegando na quarta-feira, a Meta atualmente emprega mais de 87.000 indivíduos.
Os cortes podem ser a maior redução de força de trabalho realizada por uma empresa de tecnologia este ano, superando as demissões feitas pelo Twitter na sexta-feira . Os cortes também representariam a primeira ampla reestruturação na história da Meta.
Um porta-voz pontuou uma declaração que o CEO Mark Zuckerberg fez durante a recente teleconferência de resultados do terceiro trimestre da empresa .
“Em 2023, vamos concentrar nossos investimentos em um pequeno número de áreas de crescimento de alta prioridade. Isso significa que algumas equipes crescerão significativamente, mas a maioria das outras equipes permanecerá estável ou encolherá no próximo ano”, disse ele.
“No total, esperamos terminar 2023 com aproximadamente o mesmo tamanho ou até mesmo uma organização um pouco menor do que somos hoje.”
Como aponta o The Journal , a Meta cresceu significativamente nos dois primeiros anos da pandemia de coronavírus, somando mais de 27.000 funcionários em 2020 e 2021. A onda de contratações da empresa continuou nos primeiros nove meses de 2022, período em que trouxe uma 15.344 funcionários adicionais.
Embora a empresa tenha sido uma das principais beneficiárias da pandemia, sua sorte mudou nos últimos meses. Em julho, a empresa relatou sua primeira queda de receita . A empresa culpou suas dificuldades recentes à forte concorrência do TikTok e ao lançamento do controverso recurso App Tracking Transparency da Apple .
Ao mesmo tempo, a oferta de Mark Zuckerberg no Metaverso até agora não conseguiu criar novas oportunidades de receita para a empresa. Desde o início de 2021, a Meta gastou US$ 15 bilhões para tornar a realidade virtual e aumentada o mainstream com pouco sucesso.
A empresa espera perder ainda mais dinheiro no projeto em 2023.