A Meta anunciou recentemente em um post de blog que em breve mudará as configurações de privacidade padrão para crianças que ingressam no Facebook e no Instagram. No ano passado, a Meta começou a restringir os adultos de enviar mensagens a adolescentes com quem não fizeram amizade na plataforma.
A Meta também está trabalhando para remover o botão de mensagem das contas do Instagram de usuários com menos de 18 anos quando seus perfis são vistos por adultos ‘suspeitos’. As contas são marcadas como ‘suspeitas’ quando um usuário menor de idade bloqueia ou denuncia um adulto.
A empresa também disse que menores de 16 anos (menores de 18 anos em alguns países) terão automaticamente mais configurações privadas quando entrarem no Facebook ou Instagram.
Leia também: Meta planeja demitir milhares de funcionários
A empresa também incentivará os menores na plataforma a aumentar sua privacidade por meio de algumas configurações que lhes permitem decidir quem pode ver sua lista de amigos, pessoas, páginas e visualizadores das postagens em que são marcados.
Esses usuários também poderão revisar as postagens em que são marcados antes de aparecerem em seus perfis.
Usuários do Facebook e Instagram menores de 16 ou 18 anos cujos perfis têm configurações de privacidade fracas receberão uma notificação do aplicativo solicitando que atualizem suas configurações de privacidade e incorporem configurações ‘sugeridas’ com um único clique.
Alinhada à sua política de prevenção do compartilhamento não consensual de imagens íntimas para adultos, a empresa passará a incentivar os usuários a evitar o compartilhamento dessas imagens e também a denunciá-las para que possam ser removidas da plataforma.