O Google eliminou milhares de canais do YouTube na China, Rússia e Brasil como parte de sua investigação sobre operações de influência coordenada, a gigante da tecnologia encerrou 5.197 canais do YouTube e 17 blogs do Blogger como parte de sua investigação em andamento sobre operações de influência coordenada ligadas à China.
Leia Também: Twitter suspende conta de Kanye West pela 2° vez
“Esses canais e blogs carregavam principalmente conteúdo de spam em chinês sobre música, entretenimento e estilo de vida. Um subconjunto muito pequeno carregou conteúdo em chinês e inglês sobre assuntos externos da China e dos EUA”, disse a empresa em um post no blog.
O Google também encerrou 718 canais do YouTube como parte de sua investigação sobre operações de influência coordenada ligadas à Rússia.
“A campanha estava vinculada à Agência de Pesquisa da Internet (IRA) e compartilhava conteúdo em russo que apoiava a Rússia e o presidente russo, Vladimir Putin, e criticava a Ucrânia e o Ocidente”, disse a empresa.
YouTube deleta canais no Brasil ligados a Jair Bolsonaro
No Brasil, a empresa deletou 76 canais do YouTube no Brasil onde a campanha compartilhava conteúdo em português do Brasil que apoiava o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
“Encerramos 8 canais do YouTube e bloqueamos a elegibilidade de 2 domínios para aparecer nas plataformas do Google News e no Discover como parte de nossa investigação sobre operações de influência coordenada vinculadas à Rússia”, disse o Google.

Também foram deletados 27 canais do YouTube na Rússia por compartilhar conteúdo que apoiava a Rússia e criticava a Europa Ocidental e a Ucrânia, além de retirar 30 canais do YouTube e 5 contas do AdSense vinculadas a uma empresa de consultoria russa.