O WhatsApp lançou um novo recurso em países selecionados que permitirá aos usuários pesquisar empresas, contatá-las e fazer compras sem precisar sair do aplicativo. Os recursos ainda estão em teste e são limitados a países selecionados. O novo recurso ‘Pesquisa de empresas’ permitirá que os usuários encontrem uma marca na plataforma. Isso está sendo implementado no Brasil, Reino Unido, Indonésia, México e Colômbia por enquanto.
O novo recurso de diretório permitirá que os usuários descubram um comerciante local no WhatsApp e, por enquanto, está limitado apenas ao Brasil. A empresa planeja expandi-lo para todo o país após os testes em São Paulo.
“Queremos tornar mais fácil para as pessoas fazerem mais no WhatsApp. Parte disso é criar maneiras melhores de se envolver com as empresas. E enquanto milhões de empresas no Brasil usam para chat, não facilitamos a descoberta de empresas ou a compra delas, então as pessoas acabam tendo que usar soluções alternativas”, afirma Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em comunicado à imprensa.

O novo recurso P2M ou Pay to Merchant permitirá que os usuários paguem diretamente a um comerciante no aplicativo. Isso está sendo testado apenas no Brasil e será expandido para outros mercados também, com esta adição, o WhatsApp está se transformando em mais uma plataforma social de propriedade da Meta, que também funciona como uma vitrine online completa.
Em 2020, o Facebook e o Instagram ganharam recursos de compras que permitem que as empresas criem facilmente lojas online nas plataformas, permitindo que eles vendam suas mercadorias diretamente – e o WhatsApp agora se junta a eles.
WhatsApp lança recurso para pesquisar empresas diretamente no app
O novo recurso Find a Business permitirá que os usuários pesquisem digitando o nome de uma empresa, mas também listem categorias como compras, comida e bebida, finanças. bancos e muito mais. O aplicativo de bate-papo também está expandindo a disponibilidade de pagamentos com cartão bancário para empresas, iniciando os testes no Brasil.
Obviamente, as empresas também se beneficiarão desse recurso, pois as pessoas poderão encontrá-las, contatá-las e comprá-las – tudo a partir de um bate-papo do WhatsApp. Mark Zuckerberg também prometeu privacidade com a Pesquisa de empresas, afirmando que o que você pesquisa é processado de forma que não possa ser rastreado.
Observe que o recurso está disponível apenas no Brasil, Reino Unido, Indonésia, México e Colômbia até o momento. Destes, apenas os usuários no Brasil podem procurar SMBs (pequenas e médias empresas) em sua própria vizinhança, já que os recursos de pesquisa nos outros países são limitados a marcas maiores.
O WhatsApp ainda não forneceu uma data para quando os usuários do WhatsApp no mundo todo serão capazes de utilizar o recurso Business Search, mas a plataforma afirma que está trabalhando para levar a experiência a mais países “nos próximos meses”