A tentativa do YouTube de imitar o TikTok agora se estende à sala de estar. Os vídeos verticais do gigante dos vídeos apelidados de Shorts, passaram a ter suporte nativo nas TVs, com um player que aproveita melhor todo aquele espaço horizontal normalmente desperdiçado.
Ainda parece um exagero assistir a esses clipes orientados para dispositivos móveis na tela grande, mas ainda é muito mais elegante do que tentar usar o player de no modo paisagem padrão.

O recurso será lançado nas próximas semanas. Ele estará disponível em smart TVs feitas a partir de 2019, bem como em dispositivos como video-games “mais recentes”. O YouTube sugeriu em um vídeo explicativo (abaixo) que Shorts pode funcionar com aparelhos mais antigos, mas essa compatibilidade não foi garantida.
Não é de se surpreender que o YouTube tenha se esforçado tanto para adaptar o Shorts para TVs. O próprio aplicativo de TV do TikTok foi lançado em novembro do ano passado – isso dá ao YouTube uma resposta para um grande concorrente.
Também há um público significativo para o Shorts, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais. E embora o TikTok esteja teoricamente atrasado com ‘apenas’ 1 bilhão de usuários (no terceiro trimestre de 2021), a diferença é estreita o suficiente para que mesmo uma pequena vantagem na audiência possa dar a um deles a liderança.